segunda-feira, 19 de julho de 2010

Imbolc


Imbolc ou Oilmec é um dos quatro festivais religiosos celtas, é também um dos oito sabbats da religião Wicca. É o festival em homenagem à deusa Brigida (Briga, Brigidh e suas variações). É quando a terra está se recuperando do inverno, e o Sol se fortalecendo para a primavera. Época de festas alegres, tochas e fogueias, comidas condimentadas e sucos e vinhos de sabores marcantes. É comemorado tradicionalmente no dia 2 de fevereiro, no Hemisfério Norte, e 1º de agosto, no Hemisfério Sul.


Para aqueles que desejam iniciar-se nessa arte, esse é um dos melhores momentos do ano. É preciso entender que para se iniciar no paganismo, não basta dizer eu quero. Deve existir um comprometimento de sua parte em aprender um pouco sobre os muitos mistérios da natureza. Para tal, existe um ritual de dedicação, no qual o interessado se compromete a dedicar-se a aprender os mistérios da arte durante 13 luas. É nesse período de aprendizado que descobrimos coisas significativas na arte, como por exemplo: descobrir qual panteão você irá seguir durante os seus estudos: Panteão Celta, Grego, Egípcio ou outro…

A escolha do panteão deve ser feita a partir da sua sensibilidade que vai levar você a identificar as características de um determinado grupo de Deuses que lhe agrada. Eu por exemplo, tenho uma identificação mais direta para com o Panteão Celta e meus rituais são todos feitos a Deusas e Deuses Celtas.

Outra atividade interessante para esse ritual é a dança das vassouras, que é feita em círculo. Foi por causa dessa atividade que passou-se a dizer que as bruxas voam em vassouras (e tudo isso em asas, rs).

A dança das vassouras é feita no dia de Imbolc e apenas as bruxas podem participar. Todas ficam em circulam e fazem a limpeza astral enquanto dançam. É um ritual muito forte que mexe com a energia do universo. Então é preciso muita atenção ao praticá-lo e é preciso lembrar que esta não é uma atividade para ser feita de forma solitária…

Outras atividades sugeridas para o dia de Imbolc são:

- queimar todos os enfeites de Yule, simbolizando a despedida do tempo do inverno.
- fazer uma cama de Brigith
- fazer uma roda de velas
- confeccionar uma cruz de Brigith
- colocar 03 sementes de milho na porta de entrada da casa e deixar lá até o ritual de Ostara, quando o mesmo deve ser queimado.
- fazer travesseiros de sonho
- Acender uma vela em cada janela da casa. Começar no pôr-do-sol do dia de Imbolc e continuar até o nascer do Sol do dia seguinte.
- consagrar 13 velas vermelhas para serem usadas durante o decorrer do ano em feitiços e sortilégios.
- colher pedras para serem usadas em Círculos Mágicos.
- acender uma vela em cada janela da casa. Começar com o crepúsculo do dia de Imbolc e continuar até a Aurora do dia seguinte.
- Fazer uma Mãe do Milho (Cor Mother).

Nenhum comentário:

Postar um comentário